Saúde faz mutirão do Bolsa FamÃlia no bairro Conceição
A Supervisão de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de Itabuna iniciou na segunda-feira, no Clube dos Comerciários, na Rua Aurora, em frente à Unidade Saúde Lavígnia Magalhães, no bairro Conceição, um mutirão para atender aos beneficiários faltosos do Programa Bolsa Família. O trabalho visa atualizar todas as condicionantes para cumprimento do programa, que exige que equipes façam o acompanhamento das crianças menores de sete anos e das mulheres com idade fértil, gestantes e nutrizes em situações de pobreza e extrema pobreza.
Neste mesmo local as equipes de saúde também estão atendendo, sempre das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, aos moradores do Vila Zara, São Judas, além de áreas rurais nas proximidades desses bairros. Um das famílias atendidas foi a de dona Linderlândia Santos Lacerda que pesou o filho Luiz Gustavo Lacerda Bittar de 11,5kg, 89 centímetros de altura, vacinação em dia e sem aleitamento materno.
A gestora do Programa Bolsa Família da Secretaria de Saúde, Verônica Maria Brandão, explica que o comparecimento para a verificação do peso, estatura e crescimento e desenvolvimento (CD) da criança são condicionantes para que o benefício seja liberado pelo governo federal. “O comparecimento é importante não apenas para recebimento do benefício, mas para que as famílias possam ter acesso aos serviços da rede pública de saúde”.
Durante o mutirão serão verificados ainda se as gestantes estão cumprindo com o pré-natal e a vacinação está em dia. Quem não comparecer para regularizar a situação, pode ter o benefício bloqueado, no primeiro momento, e suspenso no caso de reincidência. A falta de cumprimento das obrigações na saúde pode até levar ao cancelamento do cadastro no Programa Bolsa Família.
A expectativa da Secretaria de Saúde de Itabuna é que 360 famílias sejam atendidas até o último dia de mutirão, na quinta-feira, 25. Os beneficiários precisam atender ao chamamento que acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestres, levando cartão de vacina e o cartão SIS-Pré-Natal. Eles são comunicados pelos agentes comunitários de saúde após estratégias elaboradas pela equipe de saúde da área de atendimento.